O que é Coaching?

Coaching é um processo que foca no desenvolvimento e aperfeiçoamento das pessoas (grupos ou empresas) em vários aspectos da vida: profissional, social, saúde e bem estar, liderança, entre outros, ampliando resultados positivos através de metodologias, estratégias, metas, ferramentas, foco e técnicas específicas.
O coach, nome dado ao profissional capacitado para esse fim, é responsável por despertar no coachee (cliente), o melhor ser humano que existe nele, capacitando-o a ir além das capacidades já conhecidas por si. O coach acompanha o coachee em qualquer patamar da vida, tirando-o da zona de conforto, em busca do sucesso e da evolução contínua, desde que este esteja focado e comprometido.
O profissional deve trabalhar para que o coachee se torne mais consciente de seus comportamentos, seus padrões e potenciais. Há a necessidade de se entender quais hábitos que devem ser mudados e quais padrões devem ser reforçados e mantidos. Com o compromisso de ambos, coach e coachee, o progresso é certo.
Pode-se dizer que é uma parceria com o cliente num processo criativo e de autoconhecimento que maximiza o seu potencial, despertando-o para a verdadeira realidade interior e para o desenvolvimento das suas infinitas capacidades.
Segundo Jonh Withmore; “Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar”.
Possibilita o Ser Criativo que vive no indivíduo demonstrar intuição, vontade, amor, alegria, benevolência e energia ilimitados e que está em cada um desde o nascimento, resultando em desenvolvimento extraordinário.
De acordo com pesquisas feitas, coaching é uma palavra inglesa que significa “treinamento”. É mais do que um treinamento especial, por que envolve um mix de ciências, como: Psicologia, Administração, Neurociencia, Neurolinguistica, técnicas de planejamento, metas mensuráveis, entre outras. É um processo com início, meio e fim, ou seja, existem prazos e ações a serem realizados durante o percurso – e o mais interessante: o cliente determina o destino final.
O coach deve adequar conhecimento, desenvolver habilidades, impulsionar os outros a melhorar a autoestima. É necessário equilibrar habilidade técnica, humana e estratégica, ou seja, combinar conhecimento aptidão e atitude.
Para se conseguir resultados, o coach foca em ações, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados.
É uma metodologia que proporciona ao indivíduo uma expansão significativa de sua performance pessoal, espiritual e/ou profissional, que faz o ser humano sair do “estado atual” e chegar até o “estado desejado”.
Dizemos “estado atual”, o estado que o indivíduo traz para o processo, com todos as dificuldades, limitadores internos e externos, ou seja, tudo o que atravanca o desenvolvimento do cliente. Este pode ser conhecido ou até mesmo desconhecido, mas que com investigações profundas se tornará conhecido para a pessoa que deseja mudança.
O “estado desejado” é o estado que o cliente deseja alcançar, ou seja, sonhos, metas. Essas podem ser objetivas, como a conquista de um bem material, ou subjetivas, como melhoria da autoconfiança, porém é importante enfatizar que seja qual for o objetivo do coachee, as mudanças precisam ser de alguma forma evidenciadas, e para isso questiona-se o cliente sobre as evidências que terá ao alcançar o que deseja.

O que é Coaching?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *